.
 

.

 

.

. .
Separar Sílabas Por Letras  

 
. .
Sílabas de Outras Palavras  
 
. . .

.

Figuras de Estilo:

.

As figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos de que se vale quem fala ou escreve, para dar à obra escrita maior expressividade, emoção e ênfase.

As principais figuras de estilo são: 

.

Metáfora

Zeugma

Silepse

Comparação

Pleonasmo

Antítese

Metonímia

Polissíndeto

Ironia

Sinédoque

Acacoluto

Eufemismo

Catacrese

Onomatopéia

Hipérbole

Elipse

Reticência

Prosopédia

- Metáfora: Significa transposição. Consiste no uso de uma palavra ou expressão em outro sentido que não o próprio, tendo como parâmetro a íntima relação de semelhança entre coisas e fatos. Exemplo: Primavera da vida. (refere-se à mocidade)

- Comparação: Consiste em comparar dois termos, em que vem expressos termos comparativos, constituindo-se em intermediário entre o sentido próprio e o figurado. Exemplo: Este homem é bom como um anjo.

- Metonímia: Significa mudança de nome. Consiste na troca de um nome por outro com o qual esteja em íntima relação por uma circunstância, de modo que um implique no outro. Exemplo: Os trovões agradaram os agricultores (refere-se à chuva)

- Sinédoque: Consiste em alcançar ou restringir a significação própria de uma palavra. É o emprego do mais pelos menos ou vice-versa, isto é, a troca de um nome pelo outro de modo que um contenha o outro. Exemplo: No horizonte surgiu uma vela. (refere-se a um navio)

- Catacrese: É o desvio da significação de uma palavra por outra, ante a inexistência de vocábulo apropriado. Origina-se da semelhança forma entre dois objetos, dois seres. É uma metáfora estereotipada. Exemplo: Dente de alho.

- Elipse: É a omissão de um termo da frase facilmente subentendido. Exemplo: Na terra tanta guerra, tanto engano, tanta necessidade aborrecida, no mar tanta tormenta e tanto engano (Camões)

- Zeugma: É a omissão de um termo já expresso anteriormente na frase. Exemplo: Nem ele entende a nós, nem nós a ele.

- Pleonasmo: Consiste na repetição de uma mesma idéia por meio de vocábulos ou expressões diferentes. Exemplo: Resta-me a mim somente uma esperança.

- Polissíndeto: É a repetição de uma conjunção. Exemplo: E rola e rebola como uma bola.

- Anacoluto: Consiste na interrupção do esquema sintático inicial da frase, que termina por outro esquema sintático. Exemplo: Este, o rei que  tem não foi nascido príncipe. (Camões)

- Onomatopéia: Consiste no uso de palavras que imitam o som ou a voz natural dos seres. Graças a seu valor descritivo, é também excelente subsídio da linguagem afetiva. Exemplo: Blim - Blom - Blim - Blom! Os sinos tocaram.

- Reticência: Consiste na proposital suspensão do pensamento, quando se julga o silêncio mais expressivo que as palavras: Exemplo: Nós dois... e, entre nós dois, implacável e forte.

- Silepse: Refere-se à concordância ideológica, sendo feita não com o elemento gramatical expresso na frase, mas sim com a idéia, com o sentido real. Exemplo: Vossa majestade mostrou-se generoso. (majestade = feminino     generoso = masculino)

- Antítese: Consiste na exposição de uma idéia através de conceitos ou pensamentos opostos, quer fazendo confrontos, quer associando-os. Exemplo: Se mãe é ter o mundo e não ter nada. (Olavo Bilac)

- Ironia: Consiste no uso de uma expressão, pela qual dizemos o contrário do que pensamos com intenção sarcástica e entonação apropriada. Exemplo: A excelente mulher era especialista em humilhar as pessoas.

- Eufemismo: Consiste no uso de uma expressão em sentido figurado para suavizar, atenuar uma expressão rude ou desagradável. Exemplo: Ficou rico por meios ilícitos (refere-se a roubo)

- Hipérbole: Consiste em exagerar a realidade, a fim de impressionar o espírito de quem ouve. Exemplo: Ele se afogava em um dilúvio de cartas.

- Prosopopéia ou Personificação: Consiste na personificação de coisas e evocação de deuses ou de falecidos. Exemplo: As estrelas disseram-me: aqui estamos.

.

Conteúdo Relacionado:

Qualidades e Defeitos da Linguagem

.

.
.

.

Publicidade:

.

.

Separação Silábica - Escolha Uma Letra Ou Sílaba Aleatória:

A

B

C

D

E

F

G

H

i

J

K

L

M N O P Q R S T

U

V

W

X

Y

Z

Ç

.

Língua Portuguesa - Conteúdo e Exercícios On-Line:

Completar Palavras

Substantivo

Advérbio

Formação Silábica

Artigo

Preposição

Número de Sílabas

Adjetivo

Conjunção

Palavras Cruzadas

Numeral

Interjeição

Enigmas On-Line

Pronome

Pontuação

Sílabas Simples

Verbo

Ponto e Vírgula

Sílabas Complexas

Sílabas Átonas

Dois Pontos

Parágrafo

Sílabas Tônicas

Ponto de Interrogação

Palavras Homófonas

Encontros Vocálicos

Ponto de Exclamação

Sinônimos

Ditongo

Classificação das Sílabas

Figuras de Estilo

Tritongo

Sílaba

Aspas

Asterisco

Tonicidade

Reticências

Palavras Homógrafas

Encontros Consonantais

Parênteses

Ponto Final

Dígrafo

Vírgula

Antônimos

Masculino / Feminino

Sílabas Para Imprimir

Classes Gramaticais

Qualidades da Linguagem

Parônimos

Travessão

 

.

Página Inicial   |   Aspectos Pedagógicos   |   Indique o Site   |   Politica de Privacidade

.

www.silabas.com.br

Mais de 28.000 Páginas de Conteúdo Educacional Grátis.

.